Um sonho não se torna realidade por acaso!

Um sonho não se torna realidade por acaso!

Cataguases acaba de receber a confirmação que em 2022 terá seu primeiro curso superior gratuito, através da UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais.

“Ter um curso superior sem custo para os alunos na cidade de Cataguases é a concretização de um sonho (…) quando fiz meu curso superior precisava me descolocar por mais uma hora e meia de ida e volta todos os dias durante cinco anos (…) agora teremos o primeiro curso ofertado pela UEMG, que traz capilaridade e promove cursos com ênfase nas vocações de cada região do Estado (…) trabalharemos junto a Reitora Lavínia para que em breve possamos ter outros cursos em nossa cidade”, afirmou o Deputado Fernando Pacheco.

Uma série de fatores trouxeram-nos até esse dia (29) de dezembro, em que a Reitora da UEMG, Lavinia Rosa Rodrigues, confirmou a chegada do primeiro curso superior da instituição para Cataguases. O projeto do curso foi desenvolvido pela equipe da UEMG – Unidade Carangola, capitaneada pela diretora Andrea Toledo e sua vice-diretora Silvia Dias, o curso será ministrado nas dependências do Polo Audiovisual de Cataguases, que proporcionará apoio estrutural e tecnológico, devido sua grande experiência adquirida ao longo das duas décadas em funcionamento na cidade.

O Deputado Estadual Fernando Pacheco celebra com grande entusiasmo a chegada desse primeiro curso para Cataguases, visto que desde seu primeiro ano de mandato foi um dos idealizadores e vem participando efetivamente da Frente Mista Parlamentar pela Valorização da UEMG. O deputado Fernando Pacheco já naquela época dizia: “Queremos criar um somatório de forças diversas para que todos, com sua ideologia, possam enxergar que a educação é a única coisa que pode salvar o nosso país e nosso estado”.

Além de participar efetivamente da frente parlamentar, o deputado vem construindo um relacionamento profícuo com a reitoria da instituição, buscando sempre valorizar os interesses dessa comunidade acadêmica. O Deputado já esteve presente em reuniões com os diretores das Unidades de Leopoldina e Carangola, para ouvir suas demandas e tomar as devidas providências. Em sua última visita à Unidade de Carangola, Fernando Pacheco se reuniu com acadêmicos e professores, além do corpo técnico, da instituição. Na pauta, estava a expansão do prédio da unidade e abertura de novos cursos, além de reivindicações técnicas referentes à alguns cursos.

A Unidade de Carangola será a responsável pelo curso de Cinema e Animação que funcionará em Cataguases, a partir do segundo semestre de 2022. A escolha do curso para a cidade de Cataguases se deu devido a diversos fatores como por exemplo a cidade ter destaque e reconhecimento nesse setor. Cataguases recentemente foi reconhecida pela ALMG, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, através do projeto de Lei 955/2019, de nossa autoria, como Capital Estadual do Polo Audiovisual.

Fernando Pacheco entende que a educação é o caminho para melhorarmos a qualidade de vida, emprego e renda de todos, por isso, assumiu desde o primeiro dia de seu mandato essa bandeira. O deputado já destinou cerca de quatro milhões de reais de suas emendas para reformas e aquisição de mobiliários e equipamentos para as escolas públicas do nosso interior de Minas Gerais.

Confira nos links abaixo as matérias completas da criação da Frente Mista Parlamentar pela Valorização da UEMG e da Lei que confere à Cataguases o título de Capital do Estado do Audiovisual.