Quem é Fernando Pacheco

Raízes na Zona da Mata

   Natural de Cisneiros, distrito do município mineiro de Palma, Fernando Pacheco Fialho faz questão de valorizar suas raízes na Zona da Mata de Minas. Estudou os primeiros anos em escolas públicas de Cataguases e formou-se como ajustador mecânico, em 1983, aos 17 anos, pelo Senai – formação da qual se orgulha pela importância do sistema profissionalizante: um dos maiores polos de educação técnica da América Latina.

   Após passagem por Juiz de Fora, onde se formou em Edificações pelo Colégio Técnico Universitário (CTU), então ligado à UFJF, e hoje estabelecido como IF Sudeste, Fernando Pacheco ingressou no curso de Ciências Econômicas da Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC), de Visconde do Rio Branco.

   Quando se formou, no início dos anos 90, Fernando já era funcionário da Prefeitura de Cataguases, onde começou como técnico em Edificações, em 1989, e se tornou gestor público, por meio de concurso público, em 1998.

 

Experiência em gestão pública e finanças

   Especialista em Gestão Econômica, com ênfase em Contabilidade e Controladoria, Fernando ocupou importantes cargos na gestão municipal: foi Secretário da Fazenda, entre 2005 e 2008, e Secretário de Saúde, em 2009 e 2010.

   O planejamento e a busca pela eficiência sempre estiveram entre os pilares da atuação do gestor. À frente da Saúde de Cataguases, destaca-se seu empenho pela renovação da frota da Saúde, reinauguração da Policlínica, construção das Unidades Básicas de Saúde nos bairros Bandeirante e Paraíso, consolidação do termo de compromisso com a UPA, entre outras ações.

 

Vida pública e valorização do interior

   O trabalho reconhecido como gestor alçou Fernando Pacheco à candidatura de Vereador, em 2012, pelo PMDB, quando foi eleito o quarto mais votado. Foi Presidente da Câmara Municipal de Cataguases, em 2012 e 2013, e sua liderança foi marcada por iniciativas que ampliaram a transparência e o controle do legislativo municipal.

   Em 2016, foi candidato a Prefeito de Cataguases com propostas objetivas em diversos setores: fortalecimento da agricultura e dos produtores rurais, integração dos distritos, ampliação da Saúde Pública e da Educação, entre outras. Fernando Pacheco obteve a segunda maior votação, com uma diferença de apenas 693 votos – são 50.000 eleitores no município.

   E após 12 anos sem um representante na Assembleia Legislativa de Minas, Cataguases e região elegeram Fernando Pacheco deputado estadual pelo PHS, com 25.091 votos. Com o lema “Unindo Caminhos”, o mandato de Fernando Pacheco foca na valorização do interior, no desenvolvimento da sua região, em ações para defender o SUS e a Educação Pública, além de fiscalização do executivo e ampliação da transparência e do controle das finanças públicas.