Fernando Pacheco cobra e Governo prevê pavimentação da estrada da Empa após período de chuvas

Fernando Pacheco cobra e Governo prevê pavimentação da estrada da Empa após período de chuvas

As obras paralisadas do Contorno de Cataguases, conhecida como estrada da Empa, foram mais uma vez alvo do questionamento do deputado estadual Fernando Pacheco ao Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Silva e, segundo o gestor, o início da conclusão das obras está previsto para o período após as chuvas.

A questão foi debatida na reunião do Assembleia Fiscaliza que ouviu o gestor da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), na terça (15/10). Parlamentares cobraram providências relativas à aplicação de recursos na conservação e revitalização de rodovias, na expansão das ferrovias e de linhas de metrô, na construção de escolas e hospitais, dentre outras iniciativas. Segundo o governo, há 109 obras paralisadas em Minas.

“O Contorno de Cataguases é uma das obras que nós temos grande sensibilidade. Na atualidade, não temos os recursos necessários, mas eu diria para o senhor que, necessariamente eu vou viabilizar o Contorno de Cataguases. E que até depois do período de chuvas, a gente poderá voltar a se falar,” disse o Secretário Marco Aurélio Silva.

Para o deputado Fernando Pacheco, o Contorno de Cataguases é estratégico. “É uma obra que resolve um grande gargalo instalado na região da Zona da Mata. Cataguases está a 15 quilômetros da BR-116, a Rio-Bahia, a 20 quilômetros da BR-267, que vai para Juiz de Fora e para o Sul de Minas”, disse o deputado ressaltando a vocação logística da região para o setor produtivo.

Energisa
A empresa de energia Energisa, com sede em Cataguases, se propôs a adiantar impostos do ICMS ao governo para que os recursos sejam aplicados na obra. “A Energisa foi a primeira empresa que nos demonstrou a importância dos investimentos naquele equipamento”, disse o Secretário. Entretanto, a alternativa apresentada pela empresa é inviável de acordo com a legislação, conforme explicou o Secretário.

 

 

Com informações da ALMG | Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG