Deputado Fernando Pacheco e Hospital de Cataguases prestam contas de recursos destinados

Deputado Fernando Pacheco e Hospital de Cataguases prestam contas de recursos destinados

Instituição envia relatório de gastos dos 684 mil conquistados pelo parlamentar via emenda federal.

A transparência é um dos pilares de uma gestão pública, assim, o deputado estadual Fernando Pacheco busca constantemente informações sobre os processos e etapas referentes às emendas por ele direcionadas. O Hospital de Cataguases (HC) enviou as informações referentes ao convênio 886266/2019, relativo a emenda federal de R$ 684.318,12, intermediada por Pacheco junto ao ex deputado federal Marcus Pestana.

Pedido direto de Fernando Pacheco, no ano de 2018, Pestana prontamente atendeu a demanda e indicou o recurso para a cidade. Os trâmites burocráticos, regularizações de documentos e a pandemia de Covid-19 atrasaram os prazos para o pagamento, que foi realizado em agosto de 2020. Vale ressaltar, que o recurso conquistado para o HC era, originalmente, de 800 mi reais na indicação, mas a entidade enviou o plano de trabalho para 684 mil, o que passou a ser o valor definitivo.

O Hospital confirmou a aquisição de todos os equipamentos previstos no plano de execução. O processo de compra se deu através de licitação, previsto em Lei. Segundo informações do HC, 6 Monitores Multiparâmetro e 1 Eletrocardiógrafo já estão em pleno funcionamento, servindo toda a população. O HC também informou que alguns equipamentos já estão nas dependências da unidade hospitalar aguardando a instalação, pois alguns destes necessitam de mão de obra especializada. Estão aguardando instalação: 23 unidades de Ar condicionados (17.000 a 30.000 BTUs); 1 Berço Aquecido; 1 Aparelho de Raio X – Fixo Analógico; 1 Aparelho de Anestesia e 1 Bisturi Elétrico. Dos equipamentos adquiridos, o Hospital de Cataguases ainda irá receber: 1 Ar condicionado (9.000 a 12.000 BTUs); 2 Mesas Cirúrgicas Elétricas; 1 Atoclave Hospitalar (acima de 350 litros); 6 computadores e 1 CardioversorOs valores informados pelo Hospital de Cataguases referentes a cada equipamento hospitalar está na planilha ao final.

Para Pacheco, “temos visto que os hospitais do interior são pouco atendidos com rescursos, e quase todos estão em profundas crises financeiras. Nosso trabalho está sempre voltado para não deixar estas instituições colapsarem. Desde que assumi como deputado estadual e até antes, tenho lutado para que o Hospital de Cataguases e os das cidades ao redor tenham recursos para se estruturar e oferecer o melhor atendimento em saúde pública para nossa gente”, afirma o deputado.