Conheça a biografia do Deputado Fernando Pacheco

Conheça a biografia do Deputado Fernando Pacheco

O deputado estadual Fernando Pacheco é natural de Cisneiros, distrito de Palma (MG). Pacheco sempre faz questão de valorizar as suas raízes e não mede esforços para defender as necessidades da Zona da Mata de Minas.

O deputado iniciou os seus estudos em escolas públicas de Cataguases. O bom desempenho escolar fez com que o aluno se formasse em ajustador mecânico, em 1983, aos 17 anos.

O conhecimento foi adquirido no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Pacheco tem bastante orgulho de tudo que conquistou, especialmente por causa da importância do sistema profissionalizante. Para se ter uma ideia, a instituição é um dos maiores polos de educação técnica da América Latina.

Em Juiz de Fora, Fernando Pacheco ainda conseguiu o diploma em Edificações pelo Colégio Técnico Universitário (CTU), então ligado à UFJF, e hoje estabelecido como IF Sudeste.

O coração de estudante de Fernando Pacheco sempre falou mais alto. Após a passagem por Juiz de Fora, ele ingressou no curso de Ciências Econômicas da Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC), de Visconde do Rio Branco.

O garoto prodígio conseguiu a graduação já no início dos anos 90. Naquela época, ele era funcionário da Prefeitura de Cataguases. Por lá, iniciou a sua carreira como técnico em Edificações. Em 1989 se tornou gestor público por meio de um concurso que participou em 1998.

O planejamento e a busca pela eficiência sempre estiveram entre os pilares da atuação do gestor. À frente da Saúde de Cataguases, o político se destacou por meio de diversas ações.

  • renovação da frota da Saúde;
  • reinauguração da Policlínica;
  • construção das Unidades Básicas de Saúde nos bairros Bandeirante e Paraíso;
  • consolidação do termo de compromisso com a UPA, entre outras ações.

Hoje, o deputado estadual Fernando Pacheco é especialista em gestão pública e econômica. A sua trajetória tem marcos importantes na gestão municipal como secretário da fazenda (2005 a 2008) e secretário de saúde (2009 e 2010).

Conheça mais informações sobre o deputado estadual Fernando Pacheco.

Como Fernando Pacheco entrou na política?

O desempenho de Fernando Pacheco como gestor foi determinante para que ele se candidatasse à Vereador, em 2020, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Os votos provaram o impacto do seu trabalho, uma vez que foi eleito o quarto mais votado da região.

Determinação sempre foi uma qualidade visível em Fernando Pacheco. Em 2012 e 2013, foi Presidente da Câmara Municipal de Cataguases. A sua liderança teve como destaque iniciativas que trouxeram mais transparência e controle do legislativo municipal.

Outro momento importante da sua carreira política foi a candidatura a Prefeito de Cataguases em 2016. Ele apresentou propostas para diversos setores da cidade.

  • fortalecimento da agricultura e dos produtores rurais;
  • integração dos distritos;
  • ampliação da saúde público e da educação.

Fernando Pacheco obteve a segunda maior votação, com uma diferença de apenas 693 votos, em um município que tem 50.000 eleitores.

Qual é o destaque da carreira política de Pacheco?

A carreira política de Fernando Pacheco ganhou projeção após ser eleito como deputado estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), com 25.091 votos. Naquele período, a região não tinha um representante na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) há 12 anos.

O lema do deputado estadual Fernando Pacheco é “Unindo Caminhos”. Ele foca na valorização do interior, no desenvolvimento da sua região, em ações para defender o SUS e a Educação Pública, além de fiscalização do executivo e ampliação da transparência e do controle das finanças públicas.

Qual é a atuação parlamentar de Fernando Pacheco?

Fernando Pacheco tem uma atuação parlamentar bastante participativa. Ele faz parte de duas comissões: Fiscalização Financeira e Orçamentária e Assuntos Municipais e Regionalização.

Na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, ele tem um papel muito importante. Pacheco analisa as proposições que tratam de questões orçamentárias do Estado.

Os assuntos mais discutidos na comissão são: impacto financeiro nas contas públicas das propostas de leis de tramitam na Assembleia, o acompanhamento da execução de políticas públicas e a fiscalização de investimentos, do sistema financeiro de matéria tributária.

O deputado estadual também é responsável por analisar o orçamento do Estado de Minas Gerais, que contém os valores que o Estado vai arrecadar e onde o dinheiro vai ser investido.

Na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, Pacheco analisa proposições e assuntos relacionados com o desenvolvimento urbano e regional.

Essa comissão tem como objetivo valorizar a discussão de projetos sobre vários temas.

  • direito urbanístico,
  • desenvolvimento das cidades e regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e questões que afetam as microrregiões do Estado.
  • Analisa a divisão administrativa e judiciária e a criação, fusão e desmembramento de municípios.

A atuação de Fernando Pacheco é bastante transparente. Você pode acompanhar todas as informações sobre a sua rotina no site do deputado. Aqui, você encontra vídeos, fotos e áudios sobre diversos assuntos. Além disso, poderá conhecer os projetos de lei que são de autoria do deputado.

As mídias sociais também são atualizadas com frequência. Além disso, você tem um contato direto com o deputado estadual Fernando Pacheco via e-mail ou pelo whatsapp.