Confira as principais ações do deputado Fernando Pacheco na educação

Confira as principais ações do deputado Fernando Pacheco na educação

Em seu 4 ano de mandato, deputado apresenta suas principais conquista para fortalecer a educação do interior.

Conforme disse Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, é com essa premissa que o deputado estadual Fernando Pacheco (PV) tem pautado suas ações na educação, buscando fortalecer a educação para contribuir com uma sociedade que mude o mundo.

Ao longo desses primeiros anos de mandato, procurou identificar através de visitas e reuniões as principais demandas das comunidades escolares de nossa região. Estivemos em 125 escolas da rede estadual, municipal, Instituto Federal e UEMG e a partir desses encontros, foi traçado um relatório de prioridades e ações.

Já foram investidos recursos financeiros para 43 escolas. Dessas, 13 foram contempladas com reformas em salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, secretarias, parte elétrica, quadras poliesportivas, telhados, áreas de lazer e convivência, além de reformas de parte elétrica e hidráulica. Dessas treze escolas, 6 estão com obras em andamento:

E. E. Professor Quaresma;
E. E. Dr. Norberto Custódio Ferreira;
E. E. Marieta Soares Teixeira;
E. E. Presidente Carlos Luz;
E. M. Lysis Brandão da Rocha (CAIC);
E. M. Darcila Guimarães.

Duas escolas, E. E. Francisco Inácio; E. E. Prof. Clóvis Salgado, estão aguardando liberação do Estado para início das obras, e, outras duas, E. E. Guido Marliere e E. E. Astolfo Dutra, estão em processo de licitação. As demais, E. E. Coronel Vieira, E. E. Manuel Inácio Peixoto e Conservatório Lia Salgado, estão aguardando liberação de órgãos como o IPHAN e IEPHA.

Além disso o deputado estadual Fernando Pacheco destinou recursos de suas emendas para que mais de 40 escolas (veja a lista ao final da matéria) adquirissem mobiliários e equipamentos, necessários para melhorar a condução do ensino. Esse recurso foi liberado através do caixa escolar de cada instituição de ensino e as compras são conduzidas pela direção da escola.

Fernando Pacheco também tem atuou junto ao Governo do Estado para a permanência do IF Sudeste em Cataguases. O Instituto Federal, instalado nas dependências do Colégio Cataguases, oferece cursos técnicos de Administração, Informática, Qualidade e Multimídias, além de inaugurar nesse ano de 2022 seu primeiro curso de pós-graduação. Segundo o deputado: “tive a oportunidade de fazer um curso técnico em edificações nessa instituição, isso me possibilitou além de conhecimento técnico, oportunidades de crescimento profissional”. O IF Sudeste, em Cataguases, também oferece cursos rápidos de qualificação profissional, possibilitando a todos da região oportunidades de ensino de qualidade e gratuito.

O Deputado também vem construindo um relacionamento com a UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais. Ele é um dos idealizadores e participante ativo da Frente Mista Parlamentar pela Valorização da UEMG, criada em 2019. Fernando Pacheco acredita que “a UEMG democratiza o ensino superior, gratuito e de qualidade, é uma universidade que traduz os anseios de cada região e capacita os estudantes para atuarem próximos à suas residências”. A UEMG está presente em 18 cidades, sendo que a região da Zona da Mata possui 4 cidades: Carangola, Cataguases, Leopoldina e Ubá.
De acordo com o deputado Fernando Pacheco, “nosso mandato está intimamente ligado à educação, pois acreditamos que ela será nossa base de sustentação para o desenvolvimento das cidades do interior, por isso, faço questão de estar próximo das comunidades escolares”.

O deputado também destinou parte de suas emendas para aquisição de vans escolares para as cidades de Cataguases e Santana de Cataguases, e prevê recursos, em 2022, para garantir a mobilidade de alunos da rede municipal em por volta de 30 localidades. Além disso, Fernando Pacheco está empenhado em garantir recursos para a melhoria da qualidade da infraestrutura nas escolas municipais.

“Tudo começa pela educação, quando temos uma educação de qualidade teremos cidadãos e cidadãs preparados para transformar realidades”, afirma Pacheco.

Acompanhe em nossas redes sociais a evolução das obras de reformas, a apresentação dos equipamentos adquiridos pelas escolas e outras prestações de contas.