O Aprendizado contínuo para o sucesso profissional

O Aprendizado contínuo para o sucesso profissional

Conexão com especialista #35

Há um tempo, fui à casa de um amigo, advogado; já tinha um tempo que não nos falávamos devido à rotina puxada da semana.  Apesar do grande número de profissionais na sua área, ele era um dos mais requisitos na cidade, e com excelente reputação. Enquanto conversávamos, reparei que na estante havia vários livros sobre vendas, inteligência emocional e ‘marketing’ digital, logo imaginei que talvez ele estivesse vendendo algo pela Internet ou quem sabe, estivesse iniciando um novo projeto. Então o questionei sobre aqueles livros, pois o mais comum seria ver em sua estante um amontoado de livros relacionados à sua área de formação, o direito. Ele me respondeu dizendo que aquelas literaturas foram cruciais para ele poder comprar o carro que sonhou sempre. Naquele momento não entendi o que ele estava querendo dizer, mas a partir de então, começamos uma longa conversa sobre carreira, desenvolvimento pessoal e como alcançar o sucesso profissional.

É fato que os tempos estão mudando, seja na forma de fazer política, no esporte, na criação de negócios, até mesmo na maneira como nos relacionamos, em diversas frentes e temas, tudo está mudando! E quando o assunto é carreira e meios de se desenvolver no ramo de sua atividade profissional as coisas não diferem, também mudaram. Um exemplo típico é o caso real citado. Para se sobressair em um mercado saturado e em meio de seus concorrentes advogados meu amigo optou por sair das quatro linhas do direito e estudar a fundo sobre temas que na em sua maioria, outro advogado comum, não daria a devida importância, como, por exemplo, o ‘marketing’ digital em que se dedicou investido tempo em elaboração em suas mídias sociais e depois de um tempo, o número de clientes aumentou paulatinamente.

Muitas pessoas terminam a faculdade e não buscam o aprendizado contínuo para se desenvolverem, e quando o fazem, optam por um MBA ou pós-graduação que são obviamente importantes, mas que não agregam ou acrescentam muitos conhecimentos à prática de trabalho cotidiano levando-os à estagnação de suas carreiras. 

A prática de buscar conhecimentos e se desenvolver além do ensino tradicional fazem com que o mentor de carreiras do mercado financeiro Rafael Testa, seja referência em mentoria para os profissionais desse setor, segundo Rafael a ideia de estudar 30 minutos no mínimo por dia religiosamente sobre temas como empreendedorismo, liderança e vendas, e política, por exemplo, são cruciais para que o profissional do mercado financeiro alcance seus objetivos de carreira.

Outro exemplo é do Cientista político, professor e palestrante Heni Ozi Cukier, que disponibiliza cursos e formações sobre temas pouco discutidos e ensinados, como, por exemplo, o poder do carisma, ferramentas de poder e comunicação de maneira geral, cursos que ensinam ao profissional, novas habilidades e competências cruciais para seu sucesso, mas pouco ensinadas.

O intuito jamais é trocar a educação tradicional por outras formas de ensino, mas sim fazer com que os profissionais se destaquem por adquirirem maior nível intelectual, estando mais atualizados e também aptos ao mercado de trabalho, que exige plena prática, alcançando o ápice de suas carreiras.