Um plantio, uma transformação, um legado

Um plantio, uma transformação, um legado

Conexão com especialista #31

Os últimos dois anos têm sido bem difíceis, perdemos pessoas queridas, vimos muitas outras sofrendo por consequências causadas pela COVID – 19 que pegou o mundo de surpresa e no meio de todo esse caos, estamos todos nós.

Em meio a tantas incertezas, medos e dúvidas, os moradores de um pequeno povoado em Itamarati de Minas resolveram fazer a diferença e trazer vida para o local onde moram. A Comunidade de São Lourenço, conhecida e visitada por causa de seus bares e da famosa Represa da Usina Maurício que antes era muito frequentado por turistas, de repente, se viu isolada em função da Pandemia e principalmente por ter sido o primeiro local a apresentar casos de COVID-19 em Itamarati de Minas.

Os próprios moradores, amedrontados e cheios de incerteza, pouco se encontravam e, já não se visitavam mais por medo. Foi daí, que veio a ideia de florir a comunidade e homenagear pessoas que foram vítimas da doença, bem como, os profissionais da linha de frente que arriscam suas vidas por nós.

A princípio a ideia era plantar 50 sementes de Ipês que futuramente trariam cor e alegria à pequena Comunidade, tornando-se também um cartão-postal para quem a visitasse.

A ideia foi disseminada entre moradores e seus familiares; logo foi crescendo e tomado proporções muito maiores.

Muito além das 50 sementes, reunimos um grupo de pessoas e plantamos 500 árvores que foram conseguidas em tempo recorde através de doações. Juntos, organizamos um mutirão de plantio seguindo todas as regras de segurança. Toda a comunidade aderiu ao chamamento.

Cada grupo com sua habilidade contribuíram para que acontecesse um lindo evento. As mulheres organizaram com carinho um café da manhã e em seguida um almoço. Os homens, crianças e idosos participaram do plantio e cada pessoa pode dar seu nome a uma árvore, assim como, homenagear também pessoas queridas e profissionais da linha de frente.

O projeto teve o nome de “Plantando Esperança”- uma ação solidária desenvolvida para enviar ao mundo uma mensagem positiva e sustentável através do plantio de 500 árvores e posso dizer, que essa iniciativa plantou muito mais que esperança na vida dos participantes.

A partir daí, os moradores da Comunidade de São Lourenço perceberam o quanto a união é importante, para que o bem aconteça. Iniciaram então, uma movimentação para a criação de uma Associação de moradores que objetiva buscar melhorias para a infraestrutura local, qualidade de vida, preservação do meio ambiente, entre vários outros. Tais melhorias garantirão renda para quem vive do turismo hoje, além de gerar renda também para mulheres e demais moradores que se encontram sem emprego.

É preciso pensar que para uma mudança acontecer, alguém tem que dar o primeiro passo e acreditar que pode acontecer.

Hoje, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Lourenço, já está devidamente formalizada e, várias parcerias já vêm sendo feitas com a Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas, sendo uma delas, a cessão e reforma de um antigo prédio escolar para ser a sede da Associação, além de melhorias nas estradas e atendimentos a ouras demandas do local.

Os bares e restaurantes também perceberam que precisam inovar e trazer novos atrativos para seus clientes. Com isso, antigos clientes voltaram a frequentar os locais e trazem consigo um sentimento gostoso de estarem em um local que além de bonito, é rodeado de pessoas que estão buscando fazer o bem e preservando as belezas naturais.

Diante disso, podemos concluir que a pandemia, apesar de todas as dificuldades trazidas, renovou nessa Comunidade Rural o espírito de voluntariado, empreendedorismo, motivação e vontade de fazer a diferença.

Desejamos de coração que essa semente cresça no coração de várias pessoas para que percebam que todos nós podemos muito mais do que imaginamos e precisamos apenas acreditar que é possível.

Uma comunidade é um grupo de pessoas que concorda em crescer juntos. Convidamos você a fazer parte do nosso grupo como parceiro e amigo da Comunidade São Lourenço. Entre em contato conosco através do @sao_lourenco_associacao pelo Instagram e ajude-nos a fazer a diferença.